ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS NÃO CONVENCIONAIS DURANTE O TRABALHO DE PARTO: UMA SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19902Palavras-chave:
Enfermagem, Terapias Complementares, Trabalho de PartoResumo
Existem vários métodos de controlo da dor no trabalho de parto, farmacológicos ou não. As mulheres procuram informação para assumir o controlo do parto, incluindo métodos menos invasivos. Esta pesquisa tem como objetivo identificar estratégias terapêuticas não convencionais utilizadas durante o trabalho de parto para controlo da dor. Fundamentada na metodologia da scoping review, realizou-se análise de um artigo sobre acupuntura e acupressão, extração e síntese dos dados. As evidências deste estudo mostram que o uso destes métodos contribui para a redução dos scores de dor avaliados, do uso de métodos farmacológicos para controlo da dor e do tempo de trabalho de parto. Conclui-se que, com o avanço da ciência, as mulheres referem ter menos autonomia, capacidade de tomada de decisão e menos informação sobre formas facilitadoras do trabalho de parto normal. Daí a importância da aplicabilidade destas técnicas por parte dos enfermeiros que estão em contato com a parturiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.