AS MEDIDAS UTILIZADAS PARA AVALIAR O NÍVEL EMOCIONAL DA FAMÍLIA PERANTE A INFERTILIDADE: UMA SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19905Palavras-chave:
Emoções, Enfermagem, Família, Infertilidade, MedidasResumo
As mudanças ocorridas nos últimos anos na sociedade colocam a infertilidade como uma patologia que afeta de forma significativa os casais, uma vez que a parentalidade, sendo um desejo pessoal, é também “quase” uma imposição da sociedade aos casais de idade fértil.
Pretende-se identificar as medidas utilizadas pelos enfermeiros para avaliar o nível emocional das famílias perante a infertilidade. Realiza-se uma scoping review - critérios de inclusão, participantes: família em processo de infertilidade; conceitos: enfermagem, infertilidade, emoções, família e medidas; contexto: famílias em consultas de acompanhamento de infertilidade. Para a expressão de pesquisa utilizaram-se os booleanos de AND e OR, articulando com os descritores MeSH, na plataforma EBSCO. Realizada a análise concluiu-se, que os achados apontam diversos instrumentos de medida que o enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia pode mobilizar para identificar na sua área de intervenção, prestando cuidados centrados na resposta humana as transições decorrentes da infertilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.