O ENFERMEIRO PROMOTOR DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA NA ADOLESCÊNCIA: O CASO DO PLANEAMENTO FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19906Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde Reprodutiva, Saúde Sexual, Sexualidade, Planeamento FamiliarResumo
Promover a saúde sexual e reprodutiva deve ser um dos objetivos das intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica, em particular na atuação junto dos adolescentes. Para conhecer estas intervenções, foi realizada uma scoping review, tendo como questão: “Quais os cuidados de Enfermagem, no âmbito do planeamento familiar, que promovem a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes?”. Selecionados três artigos qualitativos, a partir da pesquisa em bases de dados eletrónicas. Os contributos dos artigos permitiram identificar os objetivos dos cuidados de enfermagem, no âmbito do planeamento familiar. Conclui-se ser unânime a intervenção do enfermeiro especialista na promoção de visões e vivências positivas da sexualidade; no aconselhamento e escolha de métodos contracetivos; nas estratégias de prevenção de gravidezes indesejadas e regulação da fecundidade; na prevenção de infeções de transmissão sexual e na promoção da saúde junto dos adolescentes, com recurso a consultas e sessões periódicas nas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.