Impacto do confinamento devido à pandemia COVID-19 na satisfação com o trabalho: um caso português
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i2.26407Palavras-chave:
satisfação com o trabalho, profissão, rendimento, pandemia COVID-19Resumo
A satisfação com o trabalho refere-se a um sentimento positivo relativamente às características do trabalho, sendo um importante fator no sucesso de uma organização. O presente trabalho pretendeu aferir se a pandemia COVID-19 influenciou a satisfação com o trabalho em trabalhadores portugueses. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário online, antes do primeiro confinamento (PreC) e após o último confinamento (PosC) devido a esta pandemia (n=288 e 245 nos períodos PreC e PosC, respetivamente). Observou-se um aumento significativo da satisfação com o trabalho após o último confinamento (valores médios no período PreC e PosC de 6.6 e 7.0, respetivamente p=0.010), o que poderá resultar da predominância de mulheres em ambas as amostras e idades inferiores a 50 anos. Não foram observadas diferenças significativas na satisfação com o trabalho entre diferentes tipos de profissões, em ambas as amostras. Análises de correlação mostraram que o rendimento mensal está positivamente relacionado com a satisfação com o trabalho. Os resultados deste estudo sugerem que para um mesmo nível de rendimento o tipo de profissão não influencia a satisfação com o trabalho.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.