Adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico: estudo comparativo entre homens e mulheres e associação com o índice de massa corporal
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i3.26198Palavras-chave:
Dieta Mediterrânica, IMC, MEDAS, géneroResumo
A atividade física e o Padrão Alimentar Mediterrânico (PAM) destacam-se em vários estudos como fatores principais para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis. O presente estudo pretendeu comparar a adesão ao PAM entre homens e mulheres, e estudar a associação com o índice de massa corporal. Os dados apresentados foram recolhidos através de um questionário online, sendo elegíveis para análise 480 respostas de adultos portugueses, residentes em Portugal. A adesão ao PAM foi avaliada pelo cálculo do índice MEDAS (Mediterranean Diet Adherence Screener), numa escala de 0 a 14 pontos. A mediana global do índice MEDAS foi de 7,0, apresentando as mulheres um índice mais elevado que os homens (medianas de 7,0 e 5,0, respetivamente, p = 0,002). A maioria dos participantes apresentou uma adesão fraca ao PAM (49% <5.0 pontos), seguido de uma adesão moderada (40% entre 6 e 9 pontos) e apenas 11% com uma adesão elevada (> 10 pontos). As análises de correlação entre a adesão ao PAM e o IMC não mostraram associação significativa entre estas duas variáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.