Deficiência de ferro e anemia ferropénica em crianças até aos 5 anos em países Africanos: Uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32471Palavras-chave:
Deficiência de ferro, Anemia ferropriva, África, CriançasResumo
Introdução: A deficiência de ferro e anemia ferropénica continua a ser um desafio global de saúde pública, com maior prevalência em crianças. Nos primeiros meses de vida, a deficiência de ferro pode ter efeitos a longo prazo no desenvolvimento cognitivo.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de deficiência de ferro e de anemia ferropénica e seus fatores associados, em crianças com idade até aos 5 anos em África.
Metodologia: Foram pesquisadas nas bases de dados PubMed e Web of Science, artigos publicados entre 2013 e 2023 que respondessem ao objetivo da presente revisão.
Resultados: A prevalência de deficiência de ferro variou de 5,9% a 44,4% e de anemia por deficiência de ferro os valores estão situados entre 3,4 a 29,6%. Os fatores de risco mais citados foram a dieta pobre em ferro, número do agregado familiar e nível socioeconómico.
Conclusões: Os estudos com representatividade nacional e mesmo regional que nos últimos anos avaliaram a prevalência de deficiência de ferro e de anemia ferropénica em países africanos são escassos, apresentando a literatura disponível prevalências variáveis e tendendicalemnte elevadas. São necessários mais estudos para se ter uma visão mais completa sobre o real problema dos défices de ferro e anemia ferropriva em África.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Celisa Sanches, Paula Pinto, Rui Jorge

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.