COMPOSTOS BIOATIVOS: UMA INFLUÊNCIA NAS ESCOLHAS ALIMENTARES DOS CONSUMIDORES?
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i3.21338Palavras-chave:
Alimentação, consumidor, fitoquímicos, frutos, vegetais, vinho tintoResumo
Este estudo teve como objetivo aprofundar o conhecimento relativamente à perceção e escolha de alimentos ricos em compostos bioativos, por parte do consumidor. A recolha de dados foi feita de forma anónima através de um questionário preenchido online, tendo sido analisadas 1185 respostas de adultos portugueses. Os resultados mostraram uma associação positiva forte entre a escolha de alimentos com compostos bioativos e a frequência de consumo de frutos (Phi=0,203, p<0,001) e vegetais (Phi=0,238, p<0,001), reforçando assim as evidências de que consumidores mais preocupados com uma alimentação saudável são os que adquirem produtos alimentares com compostos bioativos. Foi ainda observada uma associação moderada (Phi=0,105, p=0,001) entre a frequência de consumo de vinho tinto, uma importante fonte de (poli)fenóis, e o conhecimento de compostos bioativos. Fatores sociodemográficos como a idade e a educação estão também associados à escolha de alimentos com compostos bioativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.