Funcionamento do cérebro: aprendizagem e mudança
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i2.26405Palavras-chave:
mecanismos de aprendizagem, modo automático, modo executivo, quadro de referênciaResumo
Neste trabalho é apresentada uma síntese da revisão de alguma evidência científica recente sobre o funcionamento do cérebro e mecanismos de aprendizagem, sendo evidenciados alguns dos fatores facilitadores da aprendizagem. Muitos estudos na área das neurociências evidenciaram a existência de plasticidade sináptica, isto é, as sinapses de determinadas redes neuronais são reforçadas no processo de aprendizagem. A integração de dois modos de operação do cérebro (automático e executivo) e três mecanismos de aprendizagem (análise, tentativa-erro e recompensa) permitem construir e alterar o nosso quadro de referência interno (QRI), assim como consolidar novas informações na memória de longo prazo. Ambientes de aprendizagem ricos em estímulos sensoriais e emocionais podem ativar o sistema de aprendizagem por recompensa. Por outro lado, a construção de um QRI confiante de que competências e capacidades podem ser melhoradas, promove a alocação de atenção em tarefas que exijam mais esforço cognitivo. Finalmente, fatores como o exercício aeróbio podem também promover a aprendizagem através do aumento da capacidade de neurogénese.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.