CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14411Abstract
A televisão e outras plataformas com suporte de vídeo têm sido utilizadas com êxito em contextos educativos desde meados do século passado. Por um lado, o avanço tecnológico, em particular a portabilidade e convergência dos média num só dispositivo tem alterado a forma como consumimos a informação e os conteúdos. Por outro, os estudantes têm vindo a mostrar alguma resistência na utilização dos recursos atuais (e.g. plataformas de learning management system, tutoriais online, ficheiros PDF). Neste sentido importa estudar estes comportamentos e desenvolver produtos tecnológicos que possam ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, nomeadamente dos estudantes (e professores). Este estudo procura apresentar as principais alterações comportamentais por parte dos utilizadores destes dispositivos, apresentando posteriormente a conceptualização e prototipagem de uma aplicação interativa de vídeo em ambiente web que possa dar resposta a essas alterações. Concluiremos procurando demonstrar de que modo esta plataforma poderá ser útil num contexto de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Convergência dos média, interatividade, prototipagem, recurso educativo, vídeo.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.