ADAPTAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA” FACE AO SURTO PANDÉMICO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20669Palavras-chave:
Avaliação não presencial, Educação a Distância, eLearning, Surto Pandémico Covid-19Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a unidade curricular “Educação a distância” e perceber quais foram as adaptações necessárias face à pandemia COVID-19. Esta unidade curricular é lecionada ao segundo ano da licenciatura em “Produção Multimédia em Educação”, na Escola Superior de Educação (ESES) do Instituto Politécnico de Santarém.
Para melhor perceber esta invulgar realidade, em primeiro lugar iremos introduzir o impacto desta pandemia e suas alterações no ensino-aprendizagem a nível internacional e nacional, passando pelo tema da avaliação não presencial, uma temática tão preocupante e debatida.
A nível internacional damos o exemplo do grupo de Trabalho da Crue Universidades Espanholas através do “Relatório sobre Procedimentos de Avaliação não Presencial. Estudo do Impacto da sua implementação nas Universidades Espanholas e Recomendações”, a nível nacional através do Despacho Nº86/R/2020 da Universidade Aberta, dedicada ao ensino em eLearning, e a nível local o exemplo adotado pela Escola Superior de Educação do IPSantarém.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.