ESTABILIDADE MICROBIOLÓGICA DE MORCELAS DE ARROZ DE PRODUÇÃO ARTESANAL
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i3.16147Palavras-chave:
morcelas de arroz, estabilidade, microbiotaResumo
Com este estudo pretendeu-se avaliar a estabilidade da microbiota de morcelas de arroz de produção artesanal. A avaliação da qualidade e segurança microbiológica de três lotes (cinco unidades por amostra) de morcelas de arroz, foi efetuada através da contagem e pesquisa de microrganismos indicadores de qualidade, higiene e de segurança. A avaliação das populações microbianas a 30°C, psicrotróficos e Pseudomonas spp., mostrou que ao sétimo dia de conservação a 1°C, os níveis médios encontram-se em 4,85, 5,88 e 3,77 log u.f.c./g, respetivamente. No âmbito dos microrganismos indicadores de higiene, não foram encontradas bactérias da família Enterobacteriaceae. A segurança deste tipo de produto alimentar ficou demonstrada em todas as amostras analisadas pela ausência de Bacillus cereus, de Listeria monocytogenes e de Salmonella spp.. Os resultados deste estudo evidenciam a importância das matérias-primas e da manutenção das condições de higiene para garantir a qualidade e segurança destes produtos tradicionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.