As Mudanças nas Correntes Geográficas e suas Implicações na Utilização da Cartografia Geográfica pelo Método da Educação Comparada

Authors

  • Cleilton Sampaio Farias

Keywords:

correntes geográficas, cartografia, educação comparada

Abstract

Este trabalho pretende demostrar as mudanças epistemológicas que a ciência geográfica passou em meados do século XX e início do século XXI. Tomou-se como estudo de caso a utilização da cartografia e do mapa nas apresentações em eventos e publicações em periódicos em duas correntes científicas diferentes: a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica. Para tanto, utilizou-se a educação comparada como método e a análise bibliográfica e documental como procedimentos para o levantamento quantitativa dos dados. Enfim, procurou-se compreender, comparando, a apropriação ou a desapropriação da cartografia e do uso do mapa como ferramentas para a visualização dos fenômenos geográficos nas duas correntes e percebeu-se que a Geografia Tradicional as utilizava em demasia enquanto que a Geografia Crítica era mais modesta. No entanto, a cartografia e o mapa foram e são importantes em todas as fases e correntes da Geografia.

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Published

2016-01-29

How to Cite

Farias, C. S. (2016). As Mudanças nas Correntes Geográficas e suas Implicações na Utilização da Cartografia Geográfica pelo Método da Educação Comparada. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (49), 39–56. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8077

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Articles