As Mudanças nas Correntes Geográficas e suas Implicações na Utilização da Cartografia Geográfica pelo Método da Educação Comparada
Palabras clave:
correntes geográficas, cartografia, educação comparadaResumen
Este trabalho pretende demostrar as mudanças epistemológicas que a ciência geográfica passou em meados do século XX e início do século XXI. Tomou-se como estudo de caso a utilização da cartografia e do mapa nas apresentações em eventos e publicações em periódicos em duas correntes científicas diferentes: a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica. Para tanto, utilizou-se a educação comparada como método e a análise bibliográfica e documental como procedimentos para o levantamento quantitativa dos dados. Enfim, procurou-se compreender, comparando, a apropriação ou a desapropriação da cartografia e do uso do mapa como ferramentas para a visualização dos fenômenos geográficos nas duas correntes e percebeu-se que a Geografia Tradicional as utilizava em demasia enquanto que a Geografia Crítica era mais modesta. No entanto, a cartografia e o mapa foram e são importantes em todas as fases e correntes da Geografia.Descargas
Citas
- Anderson, C. Arnold (1961). Methodology of comparative education. In: Internacional review of education, Vol. 07, nº 1, pp. 1-23.
- Barbosa, Rodolfo Pinto (1960). A carta do Brasil ao milionésimo. In: Revista Brasileira de Geografia, Ano XXII, nº 01, janeiro – março, 1960. IBGE.
- Bonitatibus, Suely Grant (1989). Educação comparada: Conceito, Evolução e Métodos. São Paulo: EPU.
- Canário, Rui (2006). A escola e a educação comparada. Novas realidades e novos olhares. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, pp. 27-36. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/nfraga/a-escola-e-a-abordagem-comparada-novas-realidades-e-novos-olhares>.
- Christofoletti, Antonio (1982). As perspectivas dos estudos geográficos. In: Antonio Christofoletti (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel.
- Ferreira, António Gomes (2008). O sentido da educação comparada: uma compreensão sobre uma construção de uma identidade. Educação, 31(2): 124-138. Porto Alegre. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2764/2111>.
- Girardi, Eduardo Paulon (2008). Proposição Teórico-Metodológica de uma Cartografia Geográfica Crítica e sua aplicação no desenvolvimento do atlas da questão agrária brasileira. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tese de Doutorado. Disponível em: <http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/downloads.htm>.
- Joly, F. (2004). A Cartografia. (6.ª ed.). Campinas: Papirus.
- Kazamias, Andreas M. (1972). Angunos enfoques antiguos e recientes de la metodologia em educación comparada. In: Angel Diego Marquez. Educación comparada: Teoría e metodologia. Buenos Aires: Editorial El Ateneo.
- Martinelli, M. (2001). A cartografia escolar na abordagem temática da geografia. Boletim de Geografia 19(2), pp. 7-42.
- Revista Brasileira de Geografia (RBG) /1959). Ano XXI, nº 04, Outubro – dezembro de 1959. Acesso em 09/09/2014. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1959_v21_n4.pdf>.
- Revista Brasileira de Geografia (RBG) (1960). Ano XXII, nº 01, Janeiro - março de 1960. Acesso em 09/09/2014. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1960_v22_n1.pdf>.
- Revista Brasileira de Geografia (RBG) (1961). Ano XXIII, nº 03, Julho - setembro de 1961. Acesso em 09/09/2014. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1961_v23_n3.pdf>.
- Revista Brasileira de Geografia (RBG) (1962). Ano XXIV, nº 04, Outubro – dezembro de 1962. Acesso em 09/09/2014. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1962_v24_n4.pdf>.
- Revista Brasileira de Geografia (RBG) (1963). Ano XXV, nº 03, Julho - setembro de 1963. Acesso em 09/09/2014. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1963_v25_n3.pdf>.
- Revista Brasileira de Geografia(RBG) (1964). Ano XXVI, nº 02. Abril - junho de 1964. Acesso em 09/09/2014. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1964_v26_n2.pdf>.
- Revista Brasileira de Geografia (RBG) (1965). Ano XXVII, nº 04. Outubro – dezembro de 1965. Acesso em 09/09/2014. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1965_v27_n4.pdf>.
- Revista Brasileira de Geografia (RBG) (1966). Ano XXVIII, nº 02. Abril - junho de 1966. Acesso em 09/09/2014. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/115/rbg_1966_v28_n2.pdf>.
- IX Congresso Brasileiro de Geografia (CBG) (1944). Anais. Florianópolis, 7 a 16 de setembro de 1940.1
- X Congresso Brasileiro de Geografia (CBG) (1949). Anais. Rio de Janeiro, 7 a 16 de setembro de 1944.2
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)