Tecnologia de Games e Reabilitação Virtual: Adaptação do Software Labview para Captura de Dados do Wii Balance Board.
Palavras-chave:
jogos de vídeo, tecnologia, avaliação, reabilitação virtuaResumo
O objetivo do presente trabalho foi discutir e
demonstrar a adaptação do software LabView para leitura e
quantificação dos dados gerados a partir do acessório Wii
Balance Board, com foco na avaliação do equilíbrio estático.
Foram utilizados o acessório Balance Board (BB), do
Nintendo Wii Fit, um notebook, o programa LabView versão
11.0, e um software ajustado em sua programação
especificamente para o uso do BB. A captura dos dados com o
uso do LabView ocorreu durante a avaliação do equilíbrio
estático de 80 crianças em idade escolar, entre os 7 e os 14
anos, utilizando-se o acessório BB como instrumento. Os
dados gerados pelo equipamento foram trabalhados
posteriormente para organização da forma de captura. Para
este estudo foi realizada uma calibração através de testes para
verificação das grandezas envolvidas no processo de medidas
dos deslocamentos dos Eixos X e Y e dos sensores left, right,
top e bottom no BB. Para a interpretação dos dados gerados
pelo feedback do BB, foi utilizado e adaptado um software
livre operado pelo programa LabView 11.0. Os resultados
encontrados nesse estudo demonstram que o equipamento
acessório BB pode ser utilizado como instrumento de coleta de
dados para o equilíbrio estático em crianças e adolescentes.
Este modelo de avaliação pode fornecer dados precisos, tal
qual outros equipamentos considerados como padrão ouro
para medidas de equilíbrio, como a plataforma de força, em
um contexto lúdico e com menor custo de implementação.
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