Tecnologia de Games e Reabilitação Virtual: Adaptação do Software Labview para Captura de Dados do Wii Balance Board.
Palabras clave:
jogos de vídeo, tecnologia, avaliação, reabilitação virtuaResumen
O objetivo do presente trabalho foi discutir e
demonstrar a adaptação do software LabView para leitura e
quantificação dos dados gerados a partir do acessório Wii
Balance Board, com foco na avaliação do equilíbrio estático.
Foram utilizados o acessório Balance Board (BB), do
Nintendo Wii Fit, um notebook, o programa LabView versão
11.0, e um software ajustado em sua programação
especificamente para o uso do BB. A captura dos dados com o
uso do LabView ocorreu durante a avaliação do equilíbrio
estático de 80 crianças em idade escolar, entre os 7 e os 14
anos, utilizando-se o acessório BB como instrumento. Os
dados gerados pelo equipamento foram trabalhados
posteriormente para organização da forma de captura. Para
este estudo foi realizada uma calibração através de testes para
verificação das grandezas envolvidas no processo de medidas
dos deslocamentos dos Eixos X e Y e dos sensores left, right,
top e bottom no BB. Para a interpretação dos dados gerados
pelo feedback do BB, foi utilizado e adaptado um software
livre operado pelo programa LabView 11.0. Os resultados
encontrados nesse estudo demonstram que o equipamento
acessório BB pode ser utilizado como instrumento de coleta de
dados para o equilíbrio estático em crianças e adolescentes.
Este modelo de avaliação pode fornecer dados precisos, tal
qual outros equipamentos considerados como padrão ouro
para medidas de equilíbrio, como a plataforma de força, em
um contexto lúdico e com menor custo de implementação.
Descargas
Citas
• Aimonetti, M. (2009). Intérêt de la Wii pour les personnes âgées: oui à la Wii! NPG Neurologie –
Psychiatrie – Gériatrie, 9(50): 63-64.
• Brasil, Ciência e Tecnologia: Software Livre. [Consultado em: 25/03/2013] Disponível em:
http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/software-livre
• Clark, R. A.; Bryant, A. L.; Pua, Y.; McCrory, P.; Bennell, K. & Hunt, M.(2010). Validity and reliability of
the Nintendo Wii Balance Board for assessment of standing balance. Gait & Posture, 31:307-310.
• Deutsch, J. E.; Boberly, M.; Filler, J.; Huhn, K. & Guarrera-Bowlby, P. (2008). Use of a low-cost, commercially available gaming console (Wii) for rehabilitation of an adolescent with cerebral palsy.
Physical Therapy, 88(10): 1196-1207.
• Dias, R. S.; Sampaio, I. L. A. & Taddeo, L. S. (2009) Fisioterapia x Wii: a introdução do lúdico no processo
de reabilitação de pacientes em tratamento fisioterápico. In: BRASILIAN SYMPOSIUM ON GAMES
AND DIGITAL ENTERTAINMENT. Rio de Janeiro. [ Consultado em: 05/05/2011] Disponível em:
<http://www.sbgames.org/papers/sbgames09/culture/short/cults8_09.pdf>.
• Flynn, S.; Palma, P. & Bender, A. (2007). Feasibility of using the Sony PlayStation 2 gaming platform for
an individual poststroke: a case report. Journal of Neurologic Physical Therapy, 31: 180-189.
• Griffiths, M. (2003). The therapeutic use of videogames in childhood and adolescence. Clinical Child
Psychology and Psychiatry, 8(4): 547-554.
• Kenyon, R. V.; Leigh, J. & Keshner, E. A. (2004). Considerations for the future development of virtual
technology as a rehabilitation tool. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 1(12).
DOI:10.1186/1743-0003-1-13
• National Instruments Brasil. [Consultado em: 22/06/2011]. Disponível em: http://brasil.ni.com/produtos/labview
• Nintendo. [Consultado em: 19/11/2010]. Disponível em: http://wiiportal.nintendo-europe.com/15735.html
• Nintendo, Operations Manual [Consultado em: 25/03/2013] Disponível em:
http://www.nintendo.com/consumer/downloads/wiiBalanceBoard.pdf
• Pigford, T. & Andrews, A. W. (2010). Feasibility and benefit of using the Nintendo Wii Fit for balance
rehabilitation in an elderly patient experiencing recurrent falls. Journal of Student Physical Therapy
Research, 2(1): 12-19.
• Rahman, S. A. R. A. (2010). Efficacy of virtual reality-based therapy on balance in children with down
syndrome. World Applied Sciences Journal, 10(3): 254-261.
• Rand, D.; Kizony, R. & Weiss, P. T. L. (2008). The Sony Playstation II Eye Toy: low cost virtual reality for
use in rehabilitation. Journal of Neurologic Physical Therapy, 32: 155-163.
• Romano, R. G. (2012) Utilização do Nintendo Wii-Fit Balance Board como instrumento de avaliação do
equilíbrio estático. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) – Centro de Ciências
Biológicas e da Saúde, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. [Consultado em: 25/03/2013]
Disponível em:
http://tede.mackenzie.com.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2604
• Shih, C-H.; Shih, C-T. & Chiang, M-S. (2010). A new standing posture detector to enable people with
multiple disabilities to control environmental stimulation by changing their standing posture through a
commercial Wii Balance Board. Research in Developmental Disabilities, 31: 281-286.
• Weiss, P. L.; Rand, D.; Katz, N. & Kzony, R. (2004). Video capture virtual reality as a flexible and effective
rehabilitation tool. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 1(12). DOI:10.1186/1743-0003-1-12.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)