As práticas dos educadores de infância no domínio da matemática
Abstract
O presente estudo1 pretende compreender as práticas dos Educadores de Infância no domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar, uma problemática relevante, dada a influência que as experiências de ensino-aprendizagem neste domínio têm na estruturação do pensamento humano, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.
Com este estudo procuramos: i) conhecer as práticas pedagógicas dos Educadores de Infância no domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar; ii) averiguar quais as condições de trabalho dos educadores para a realização da sua prática; iii) avaliar as concepções que os educadores têm relativamente à Matemática; iv) caracterizar qual a formação inicial e contínua dos educadores.
Trata-se de um estudo exploratório, de carácter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário para a recolha de informação. Este foi realizado a partir de uma amostra de 217 Educadores de Infância do distrito de Viseu.
Tendo em conta os resultados obtidos, verificamos que o domínio da Matemática não é muito valorizado nas práticas dos educadores. Constatamos, ainda, que os Educadores de Infância revelam dificuldades ao nível da didáctica da Matemática, especialmente na abordagem dos conceitos de medidas e grandezas, padrões, números e numeração, e que os mesmos não valorizam, e até excluiriam, os conceitos de padrões e medidas. Ficou também patente a necessidade de os educadores receberem formação na área da Matemática, particularmente ao nível da Educação Pré-Escolar, a fim de poderem criar práticas educativas mais coerentes e eficazes.
Downloads
References
• ABRANTES, et al. (1998). Matemática 2001: Diagnóstico e recomendações para o ensino e aprendizagem da matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Instituto de Inovação Educacional.
• ABRANTES, P., MATOS, J., & PONTE, J. (1998). Investigação em Educação Matemática. Implicações Curriculares. Nº 22. Lisboa: IIE.
• ALMIRO, J. (1999). O desenvolvimento profissional do professor no contexto de um círculo de estudos. Revista da Educação, 8 (2), 25-36.
• BARDIN, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
• BELL, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Publicações Gradiva.
• BISQUEIRA, R. (2000). Métodos de investigación educativa – Guia practica. Barcelona: Grupo Editorial Ceac, S.A.
• BOAVIDA, A., & PONTE, J. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In Associação de Professores de Matemática – GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43-55). Lisboa: Quinta Dimensão.
• DAMAS, M., & KETELE, J. (1985). Observar para avaliar. Coimbra: Almedina.
• GHIGLIONE, R., & MATALON, B. (2001). O inquérito por questionário: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.
• GUIMARÃES, F. (1998). Tempos difíceis estes para ser professor. Revista Educação e Matemática, 50, 42-46.
• HARGREAVES, A. (1998). Os professores em tempos de mudanças. Lisboa: McGraw-Hill.
• LOUREIRO, C. (1991). O professor de Matemática. In P. Abrantes, J. Matos, & J. Ponte, (1998). Investigação em Educação Matemática: Implicações Curriculares (p.229), Nº 22. Lisboa: IIE.
• LOUREIRO, C., & SERRAZINA, L. (1994). Os professores do 1.º Ciclo e a utilização de materiais no ensino da Matemática: Um estudo de caso. In Actas do V SIEM (pp.297-305). Lisboa: APM.
• LOUREIRO, C. (2004). Que formação Matemática para Professores do 1º Ciclo e para os Educadores de Infância? In A. BORRALHo, C. MONTEIRO, & R. ESPADEIRO, (Orgs.). A Matemática na Formação do Professor (pp.89-120). Lisboa: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
• Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Departamento da Educação Básica: Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, Setembro.
• MONTEIRO, C. (2002). A formação para o ensino da Matemática na perspectiva da ESE de Lisboa. In L. Serrazina (Org.). A formação para o ensino da Matemática na educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (pp. 37-48). Porto: Porto Editora.
• MOREIRA, D., & OLIVEIRA, I. (2003). Iniciação à Matemática no Jardim-de-infância. Lisboa: Universidade Aberta.
• PERRENOUD, P. (1993). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: Perspectivas sociológicas. Lisboa: D. Quixote.
• PONTE, J. (1992). Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In M. BROWN, D. FERNANDES, J. F. MATOS, & J. P. PONTE (Eds.), Educação matemática: Temas de Investigação (185-239). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional e Secção de Educação Matemática da SPCE.
• PONTE, J. (1997). Filosofia da Matemática na formação inicial de professores. In A. ESTRELA, R. FERNANDES, F. A. COSTA, I. NARCISO, & O. VALÉRIO (Eds.), Contributos da investigação científica para a qualidade do ensino (pp. 257-265). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
• PONTE, J. (2002a). Investigar a nossa prática. In GTI – Grupo de Trabalho de Investigação (Orgs.). Reflectir e Investigar sobre a prática profissional. (pp. 5-28) Lisboa: APM.
• PONTE, J. (2002b). Continuidade e mudança no papel do professor. Revista Educação e Matemática, 69, 61-64.
• PONTE, J. (2002c). A vertente profissional da formação inicial de professores de Matemática. Revista Educação e Matemática, 11A, 3-8.
• QUIVY, R., & CAMPENHOUDT, L. (1998). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
• SERRAZINA, L. (1991). A aprendizagem da Matemática: A importância da utilização de materiais. Noesis, 21, 37-38.
• SERRAZINA, L. (1993). Concepção dos professores do 1.º Ciclo relativamente à Matemática e práticas de sala de aula. Revista Teórica de Investigação, Associação de Professores de Matemática, 2 (1), 127-136.
• SERRAZINA, L. (1999). Reflexão, conhecimento e práticas lectivas em matemática num contexto de reforma curricular no 1º Ciclo. Revista Quadrante, 8, 139-168).
• SERRAZINA, L. (2002). A formação para o ensino da matemática: Perspectivas futuras. In L. SERRAZINA (Org.), A formação para o ensino da Matemática na educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora.
• SILVA, J. C. (1991). Ensino da Matemática. Noesis, A educação em Revista. A educação Matemática, 21, 16-18.
• VALE, I. (2000). Didáctica da Matemática e formação inicial de professores num contexto de resolução de problemas e de materiais manipuláveis. Lisboa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)