As práticas dos educadores de infância no domínio da matemática

Authors

  • Maria Manuela Rodrigues Borges
  • Ana Paula Pereira Oliveira Cardoso

Abstract

O presente estudo1 pretende compreender as práticas dos Educadores de Infância no domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar, uma problemática relevante, dada a influência que as experiências de ensino-aprendizagem neste domínio têm na estruturação do pensamento humano, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.
Com este estudo procuramos: i) conhecer as práticas pedagógicas dos Educadores de Infância no domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar; ii) averiguar quais as condições de trabalho dos educadores para a realização da sua prática; iii) avaliar as concepções que os educadores têm relativamente à Matemática; iv) caracterizar qual a formação inicial e contínua dos educadores.
Trata-se de um estudo exploratório, de carácter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário para a recolha de informação. Este foi realizado a partir de uma amostra de 217 Educadores de Infância do distrito de Viseu.
Tendo em conta os resultados obtidos, verificamos que o domínio da Matemática não é muito valorizado nas práticas dos educadores. Constatamos, ainda, que os Educadores de Infância revelam dificuldades ao nível da didáctica da Matemática, especialmente na abordagem dos conceitos de medidas e grandezas, padrões, números e numeração, e que os mesmos não valorizam, e até excluiriam, os conceitos de padrões e medidas. Ficou também patente a necessidade de os educadores receberem formação na área da Matemática, particularmente ao nível da Educação Pré-Escolar, a fim de poderem criar práticas educativas mais coerentes e eficazes.

Downloads

Download data is not yet available.

References

• ABRANTES, et al. (1998). Matemática 2001: Diagnóstico e recomendações para o ensino e aprendizagem da matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Instituto de Inovação Educacional.

• ABRANTES, P., MATOS, J., & PONTE, J. (1998). Investigação em Educação Matemática. Implicações Curriculares. Nº 22. Lisboa: IIE.

• ALMIRO, J. (1999). O desenvolvimento profissional do professor no contexto de um círculo de estudos. Revista da Educação, 8 (2), 25-36.

• BARDIN, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

• BELL, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Publicações Gradiva.

• BISQUEIRA, R. (2000). Métodos de investigación educativa – Guia practica. Barcelona: Grupo Editorial Ceac, S.A.

• BOAVIDA, A., & PONTE, J. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In Associação de Professores de Matemática – GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43-55). Lisboa: Quinta Dimensão.

• DAMAS, M., & KETELE, J. (1985). Observar para avaliar. Coimbra: Almedina.

• GHIGLIONE, R., & MATALON, B. (2001). O inquérito por questionário: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.

• GUIMARÃES, F. (1998). Tempos difíceis estes para ser professor. Revista Educação e Matemática, 50, 42-46.

• HARGREAVES, A. (1998). Os professores em tempos de mudanças. Lisboa: McGraw-Hill.

• LOUREIRO, C. (1991). O professor de Matemática. In P. Abrantes, J. Matos, & J. Ponte, (1998). Investigação em Educação Matemática: Implicações Curriculares (p.229), Nº 22. Lisboa: IIE.

• LOUREIRO, C., & SERRAZINA, L. (1994). Os professores do 1.º Ciclo e a utilização de materiais no ensino da Matemática: Um estudo de caso. In Actas do V SIEM (pp.297-305). Lisboa: APM.

• LOUREIRO, C. (2004). Que formação Matemática para Professores do 1º Ciclo e para os Educadores de Infância? In A. BORRALHo, C. MONTEIRO, & R. ESPADEIRO, (Orgs.). A Matemática na Formação do Professor (pp.89-120). Lisboa: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

• Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Departamento da Educação Básica: Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, Setembro.

• MONTEIRO, C. (2002). A formação para o ensino da Matemática na perspectiva da ESE de Lisboa. In L. Serrazina (Org.). A formação para o ensino da Matemática na educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (pp. 37-48). Porto: Porto Editora.

• MOREIRA, D., & OLIVEIRA, I. (2003). Iniciação à Matemática no Jardim-de-infância. Lisboa: Universidade Aberta.

• PERRENOUD, P. (1993). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: Perspectivas sociológicas. Lisboa: D. Quixote.

• PONTE, J. (1992). Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In M. BROWN, D. FERNANDES, J. F. MATOS, & J. P. PONTE (Eds.), Educação matemática: Temas de Investigação (185-239). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional e Secção de Educação Matemática da SPCE.

• PONTE, J. (1997). Filosofia da Matemática na formação inicial de professores. In A. ESTRELA, R. FERNANDES, F. A. COSTA, I. NARCISO, & O. VALÉRIO (Eds.), Contributos da investigação científica para a qualidade do ensino (pp. 257-265). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

• PONTE, J. (2002a). Investigar a nossa prática. In GTI – Grupo de Trabalho de Investigação (Orgs.). Reflectir e Investigar sobre a prática profissional. (pp. 5-28) Lisboa: APM.

• PONTE, J. (2002b). Continuidade e mudança no papel do professor. Revista Educação e Matemática, 69, 61-64.

• PONTE, J. (2002c). A vertente profissional da formação inicial de professores de Matemática. Revista Educação e Matemática, 11A, 3-8.

• QUIVY, R., & CAMPENHOUDT, L. (1998). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

• SERRAZINA, L. (1991). A aprendizagem da Matemática: A importância da utilização de materiais. Noesis, 21, 37-38.

• SERRAZINA, L. (1993). Concepção dos professores do 1.º Ciclo relativamente à Matemática e práticas de sala de aula. Revista Teórica de Investigação, Associação de Professores de Matemática, 2 (1), 127-136.

• SERRAZINA, L. (1999). Reflexão, conhecimento e práticas lectivas em matemática num contexto de reforma curricular no 1º Ciclo. Revista Quadrante, 8, 139-168).

• SERRAZINA, L. (2002). A formação para o ensino da matemática: Perspectivas futuras. In L. SERRAZINA (Org.), A formação para o ensino da Matemática na educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora.

• SILVA, J. C. (1991). Ensino da Matemática. Noesis, A educação em Revista. A educação Matemática, 21, 16-18.

• VALE, I. (2000). Didáctica da Matemática e formação inicial de professores num contexto de resolução de problemas e de materiais manipuláveis. Lisboa.

Published

2016-02-04

How to Cite

Borges, M. M. R., & Cardoso, A. P. P. O. (2016). As práticas dos educadores de infância no domínio da matemática. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (38), 125–146. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8254

Issue

Section

Articles