Educação para a saúde: uma área construída por todos, com todos e para todos…
Abstract
A Comissão Organizadora do II Seminário Conversas de Família, realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego, no dia 6 de Maio de 2006, endereçou-nos o amável convite para intervirmos num painel intitulado Estilos de Vida, o qual aceitámos por nos parecer uma oportunidade de partilharmos as nossas experiências no âmbito da Educação para a Saúde.
Este Seminário colocou a ênfase na figura e no papel da Mulher. Efectivamente, este é um tema actual, mas não exclusivo da Sociedade dos nossos dias, ocidental e dita avançada. Por exemplo, hoje debate-se com frequência o facto de a mulher ter que exercer uma profissão remunerada, como forma de equilibrar a economia familiar, e todas as implicações que daí advêm. Quando analisamos algumas tribos cujo modo de vida se mantém praticamente inalterado desde os primórdios da nossa espécie, há aproximadamente 400 mil anos, podemos verificar o papel central da mulher na economia familiar e, concretamente, das mulheres pós-menopausa (um dos temas debatidos nesse mesmo Seminário). Para justificar o que acabámos de referir atentemos, por exemplo, no caso da tribo Hadza, composta por um pequeno grupo de caçadores colectores do Norte da Tanzânia, de aproximadamente 750 indivíduos. Nesta tribo, segundo Hawkes (citada em Angier, 2001), a caça é um bem colectivo o que implica que o seu produto seja dividido por toda a comunidade. Assim sendo, são os frutos silvestres, o mel e os tubérculos, produto da colecta feminina, nomeadamente das mulheres mais velhas, que fazem a diferença no bem-estar nutritivo das próprias famílias.
Downloads
References
Abrantes, P. (2001). Reorganização Curricular do Ensino Básico – Princípios, Medidas e Implicações. Lisboa: Ministério da Educação.
Albuquerque, C. & Matos, A. (2003). Estilo de vida, percepção e estado de Saúde em estudantes do Instituto Politécnico de Viseu: influência da área de formação. Millenium, 28, 184-200.
Almond, L. & Dowling, F. (1987). Physical Education and Health Education. In K. David & T. Williams (Edt.s). Health Education (pp. 140-149). Londres: Harper & Row, Publishers.
Andrade, M. (1995). Educação para a Saúde. Lisboa: Texto Editora.
Angier, N. (2001). Mulher. Lisboa: Gradiva.
Carmo, I. (2000). Estratégias de Educação Alimentar nas Sociedades Desenvolvidas. In J. Precioso, F. Viseu, L. Dourado, M. Vilaça, R. Henriques & T. Lacerda (Org.s). Educação para a Saúde (pp. 433-436). Braga: Universidade do Minho.
Cohen, L. (1999). Leonard Cohen – Poemas e Canções. Lisboa: Relógio D’Água.
Corte-Real, N. (2000). O professor (de Educação Física) promotor de Saúde…e o conferencista que também o vai tentar ser. In J. Precioso, F. Viseu, L. Dourado, M. Vilaça, R. Henriques & T. Lacerda (Org.s). Educação para a Saúde (pp. 383-389). Braga: Universidade do Minho.
Farley, P. (1987). English and Health Education. In K. David & T. Williams (Edt.s). Health Education (pp. 140-149). Londres: Harper & Row, Publishers.
Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança. Amadora: McGraw-Hill.
Lessa, E. (2000). “Mãe, canta-me uma canção!” Um olhar sobre o valor da Música na Vida e Educação das Crianças. In J. Precioso, F. Viseu, L. Dourado, M. Vilaça, R. Henriques & T. Lacerda (Org.s). Educação para a Saúde (pp. 499-504). Braga: Universidade do Minho.
Mendonça, M. (2000). Educar Brincando. In J. Precioso, F. Viseu, L. Dourado, M. Vilaça, R. Henriques & T. Lacerda (Org.s). Educação para a Saúde (pp. 509-511). Braga: Universidade do Minho.
Morissete, D. & Gingras, M. (1994). Como Ensinar Atitudes. Porto: Edições Asa.
MSB – Ministério da Saúde do Brasil (s/d). Pressupostos de Educação em Saúde. Acedido em 18/ 4/ 2006 em http://www.saude.rj.gov.br/ViverSaude/Educa.htm
Navarro, M. (2000). Educar para a Saúde ou para a Vida? Conceitos e fundamentos para novas práticas. In J. Precioso, F. Viseu, L. Dourado, M. Vilaça, R. Henriques & T. Lacerda (Org.s). Educação para a Saúde (pp. 13-28). Braga: Universidade do Minho.
Sequeira, J. & Cruz, J. (2000). Promoção do bem estar psicológico através do exercício físico. In J. Precioso, F. Viseu, L. Dourado, M. Vilaça, R. Henriques & T. Lacerda (Org.s). Educação para a Saúde (pp. 377-382). Braga: Universidade do Minho.
Tones, K. (1987). Health Promotion, Afective Education and the Personal-Social Development of Young People. In K. David & T. Williams (Edt.s). Health Education (pp. 3-44). Londres: Harper & Row, Publishers.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)