A construção do estigma em migrantes lusófonos no século XXI

Authors

  • Nilce Silva

Abstract

Este artigo trata de conjunto de reflexões nascidas nos encontros do grupo de pesquisa, extensão e ensino “Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Escolar e Social”, apoiado pelo CNPq, sobre dois temas que reincidem e inquietam sobremaneira os componentes do referido grupo: 1- O “estigma” atribuído aos alunos lusófonos com pouca escolaridade no Brasil e aos lusófonos, independentemente da escolaridade, na Europa. 2- As “diferentes estratégias” utilizadas por estes atores com a finalidade da sobrevivência nas sociedades de acolhimento letradas em que se inserem. Para subsidiar esta discussão, optamos pelo estudo dos teóricos: E. Goffman, Pierre Bourdieu e Z. Bauman, pois mostraram-se necessários para a discussão sobre o processo de formação do estigma de falantes lusófonos em situação de (i)migração, assim como, para a compreensão da necessidade da elaboração de máscaras de sobrevivência na “selva” letrada da sociedade de recepção, seja da Comunidade Européia ou da cidade de São Paulo. 

Downloads

Download data is not yet available.

References

· BAUMAN, Zygmunt (2001). Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

· (1999). Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

· BOURDIEU, Pierre (2002). A Produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk.

· GOFFMAN, Erving (1998). Estigma: Notas sobre a manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Editoria Guanabara.

· SILVA, Nilce da. Falar, Ler, Escrever: um estudo sobre o processo de formação de adultos lusófonos em situação de pouca escolarização (2001). São Paulo: Faculdade de Educação.

· ZARATE, G. (dir.) (2001). Langues, Xénophobie, Xénophilie dans une Europe Multiculturellle. Centre de Documentation Pédagogique de Basse-Normandie. Documents, Actes et Rapports pour l’ Éducation.

Published

2016-02-11

How to Cite

Silva, N. (2016). A construção do estigma em migrantes lusófonos no século XXI. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (32), 296–307. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8409

Issue

Section

Articles