Ciências da Educação e Ciências Cognitivas. Contributos para uma abordagem transdisciplinar

Autores

  • Teresa Gonçalves Universidade Nova de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3022

Resumo

O desenvolvimento da investigação científica no domínio das Ciências Cognitivas tem contribuído para uma nova e mais complexa perspectiva sobre o sujeito da educação, a cognição e a aprendizagem. A natureza do fenómeno educativo e as rápidas transformações a que tem estado sujeito remetem para
a necessidade de incorporar uma teoria da mudança que permita lidar com as múltiplas questões e problemas com que se confronta a reflexão em educação e a prática educativa. Estes aspectos tornam necessários novos paradigmas de investigação e novas formas de colaboração que ultrapassem
as barreiras entre os saberes. Partindo da teoria da complexidade como paradigma emergente, quer no âmbito das Ciências Naturais quer das Ciências Sociais e Humanas, apresentam-se alguns argumentos a favor da colaboração entre Ciências da Educação e Ciências Cognitivas, clarificando a sua necessidade e implicações, assim como as possibilidades que representa para a investigação e acção educativas.

Palavras-chave
Educação; Cognição; Complexidade; Transdisciplinaridade

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Como Citar

Gonçalves, T. (2012). Ciências da Educação e Ciências Cognitivas. Contributos para uma abordagem transdisciplinar. Revista Portuguesa De Educação, 25(1), 217–239. https://doi.org/10.21814/rpe.3022

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