Pandemia COVID-19: O Papel do Interno de Formação Específica em Anestesiologia na Educação e Segurança dos Profissionais de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.20262Palavras-chave:
Anestesiologia/educação, COVID-19, Gestão da Segurança, Equipamento de Proteção Individual, Internato e Residência, PandemiaResumo
Introdução: Numa crise de saúde pública, como a provocada pelo vírus SARS-CoV-2, os profissionais de saúde são o epicentro da resposta do sistema de saúde devendo a sua proteção ser uma prioridade. Este trabalho tem como objetivo demonstrar o papel do médico interno de formação específica (IFE) de Anestesiologia na educação e segurança dos profissionais de saúde em contexto de pandemia COVID-19.
Material e Métodos: Trabalho descritivo e retrospetivo acerca da metodologia de formação utilizada por um grupo de médicos, especialistas e IFE, de Anestesiologia com início em março de 2020, num Centro Hospitalar Universitário.
Resultados: Os IFE de Anestesiologia contribuíram para a construção de recursos cognitivos e formação na utilização do equipamento de proteção individual (EPI). No total formaram-se 248 profissionais de saúde: 98 médicos anestesiologistas, 15 médicos de outras especialidade, 75 enfermeiros, 20 assistentes e 40 técnicos operacionais.
Discussão: O surto da COVID-19 mudou o mundo e a realidade dos profissionais de saúde, que correm um risco significativo, de contrair a infeção. A nova realidade representa um desafio em termos de segurança biológica. Face à evidência de que o uso apropriado de EPI reduz as taxas de transmissão da doença e protege a equipa, é essencial que todos os envolventes entendam o seu papel na redução da transmissão, sendo a sua formação crucial.
Conclusão: Os médicos, especialistas e IFE de Anestesiologia tiveram um papel importante na formação dos profissionais nesta pandemia, contribuindo, para a redução da infeção entre os profissionais e disseminação da doença, aumentado a segurança global.
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