2018 | Tim Cresswell

 

Tim Cresswell é atualmente reitor da Faculdade e vice-presidente de Assuntos Académicos da Trinity College, em Hartford, Connecticut.

Cresswell tem bacharelato em geografia pela University College London, no Reino Unido e mestrado e doutoramento em geografia pela Universidade de Wisconsin-Madison nos EUA.

Foi professor na Royal Holloway, University of London onde leccionou: Geografia da Mobilidade, Geografia Cultural do Mundo Moderno e o Mestrado em Geografia Cultural.

Os seus interesses académicos centram-se na Geografia Cultural e do Lugar e ainda na Geografia da Mobilidade. Considera importante o papel das formas geográficas (o lugar) e como estas influenciam o pensar e constituição da vida social e cultural, o que designa por "pensamento geográfico" e como os diferentes modos de pensamento originam diferentes tipos de prática, desde a prática de ordenação e dominação até a prática de desordem e resistência. A estes diferentes tipos de prática Tim denomina de Geografia Crítica. Recentemente os estudos concentram-se na Mobilidade nomeadamente as formas de mobilidade e a relação da mesma com o poder.

Das suas diversas publicações incluem-se livros e capítulos de livro em co-autoria ou co-editados, entre eles: The Tramp in America; Geographies of Mobiltiies: Pratices, Spaces, Subjects; Place: A Short Introduction, bem como artigos em revistas científicas como por exemplo Maxwell Street Market em Chicago e na sua evolução ao longo de 130 anos. 

A lição encontra-se publicada AQUI