2025| Jarkko Saarinen

Decorreu no dia 10 de dezembro a Lição Anual da Finisterra 2025, proferida pelo Professor Jarkko Saarinen, da Universidade de Oulu (Finlândia), intitulada “Critical Geographies of Sustainable Tourism”.

Na sua intervenção, Saarinen problematizou criticamente o turismo sustentável a partir de uma perspetiva geográfica, destacando as assimetrias entre contextos do Norte e do Sul Global, envidenciando os elevados custos económicos e ambientais associados à mobilidade aérea nos países mais desenvolvidos e, por outro, os processos de mercantilização das comunidades locais em contextos africanos, frequentemente integradas na economia turística sem benefícios sociais para as próprias comunidades.  

Sobre o orador
O professor Jarkko Saarinen é um reputado académico a nível mundial, que presidiu à Comissão de Turismo da União Geográfica Internacional e integra o corpo editorial de revistas como "Tourism Geographies", "Annals of Tourism Research" e "Journal of Ecotourism". Atualmente, é diretor do Programa de Pesquisa Fronteiras do Ártico e Resiliência Global (FRONT) na Universidade de Oulu e Distinguished Visiting Professor na Universidade de Joanesburgo, África do Sul.

Os seus interesses de investigação incluem a sustentabilidade e desenvolvimento do turismo, relações entre turismo e comunidades, turismo, resiliência e adaptação às alterações climáticas, ecologia política e gestão comunitária de recursos naturais.

A Lição Anual e a entrega de prémios proporcionaram, mais uma vez, um momento de partilha e celebração da investigação científica em Geografia. A Finisterra agradece a todos os participantes da Lição Anual e a contribuição dos autores que fazem da Finisterra uma revista de referência.