LIÇÃO ANUAL DA FINISTERRA | 2018

Tim Cresswell é atualmente reitor da Faculdade e vice-presidente de Assuntos Académicos da Trinity College , em Hartford, Connecticut e foi o orador da Lição Anual da Finisterra 2017.

Cresswell tem bacharelato em geografia pela University College London, no Reino Unido e mestrado e doutoramento em geografia pela Universidade de Wisconsin-Madison nos EUA.

Foi professor na Royal Holloway, University of London onde leccionou: Geografia da Mobilidade, Geografia Cultural do Mundo Moderno e o Mestrado em Geografia Cultural.

Os seus interesses académicos centram-se na Geografia Cultural e do Lugar e ainda na Geografia da Mobilidade. Considera importante o papel das formas geográficas (o lugar) e como estas influenciam o pensar e constituição da vida social e cultural, o que designa por "pensamento geográfico" e como os diferentes modos de pensamento originam diferentes tipos de prática, desde a prática de ordenação e dominação até a prática de desordem e resistência. A estes diferentes tipos de prática Tim denomina de Geografia Crítica. Recentemente os estudos concentram-se na Mobilidade nomeadamente as formas de mobilidade e a relação da mesma com o poder.

Das suas diversas publicações incluem-se livros e capítulos de livro em co-autoria ou co-editados, entre eles: The Tramp in America; Geographies of Mobiltiies: Pratices, Spaces, Subjects; Place: A Short Introduction, bem como artigos em revistas científicas como por exemplo Maxwell Street Market em Chicago e na sua evolução ao longo de 130 anos. 

LIÇÃO ANUAL DA FINISTERRA | 2017

Procurando-se honrar a memória de Isabel André, foi convidada Janice Monk para oradora da Lição Anual da Finisterra 2017.

Janice Monk é hoje uma figura líder na Geografia contemporânea, uma mulher inspiradora, professora e investigadora de excelência.

Janice Monk (MA, '63, PhD, '72) é amplamente conhecida pela investigação desenvolvida sobre os temas do feminismo e da geografia do género. O envolvimento de Janice Monk em geografias não hegemónicas tem encorajado o desenvolvimento de redes internacionais, aumentado o pluralismo disciplinar e a hibridização na investigação, sobretudo no que concerne a "países periféricos".

As suas muitas distinções, títulos honoríficos, e prémios nacionais e internacionais incluem:

1992. Lifetime Achievement Honors, Association of American Geographers

1997. Janice Monk Meritorious Service Award, Geographic Perspectives on Women Specialty Group, Association of American Geographers

1998. George J. Miller Distinguished Service Award, National Council for Geographic Education

1999. Australia-International Medal, Institute of Australian Geographers

2000. Lifetime Achievement Honors, Association of American Geographers

2003. Taylor and Francis Award, Royal Geographical Society (with the Institute of British Geographers)

2004. Distinguished Mentor Award, National Council for Geographic Education

2008. Outstanding Achievement Award, Society of Woman Geographers

2008. Enhancing Diversity Award, Association of American Geographers

2012. Lauréat d’Honneur, International Geographical Union

2013. Doctor Honoris Causa, Autonomous University of Barcelona

2017. The Inaugural Distinguished Alumni Award, Illinois University

 A Finisterra sentiu-se particularmente honrada com esta Lição de Janice Monk intitulada Placing Gender in Geography: Directions, Challenges, and Opportunities.

Janice, muito obrigado por ter viajado cerca de 9 mil km para partilhar os seus conhecimentos com a comunidade académica do IGOT e, especialmente, a nossa revista Finisterra.

 Aceda aqui às fotografias do evento

 

LIÇÃO ANUAL DA FINISTERRA | 2016

Em 2016, a Lição Anual da Finisterra / Finisterra Annual Lecture teve lugar em 28 de Novembro com o tema Globalization, Nationalism and Economic Geography e foi proferida por Michael Storper, Professor de Planeamento Urbano, Luskin School of Public Affairs, UCLAProfessor de Geografia Económica, LSE e Professor de Sociologia Económica no Centro de Sociologia das Organizações e Ciências Politicas em Paris

 

LIÇÃO ANUAL DA FINISTERRA | 2018 | DIVULGAÇÃO

A Lição Anual da Finisterra (edição de 2018), contará com a presença de Tim Cresswell, Professor no Trinity College, Hartford, Connecticut, USA.

7 de Dezembro | 17:00 | IGOT | Sala de Conferências 

Inscrições aqui: https://docs.google.com/