A noite como produto turístico a integrar no planeamento urbano

Autores

  • Diana Almeida
  • João Fumega
  • Teresa Alves

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis1310

Resumo

A iluminação artificial, associada a importantes mudanças económico--sociais, conferiram à noite novos usos e novas paisagens, que influenciaram fortemente a forma urbana e os modos de intervir no território. as cidades, pela representatividade populacional e produção económica e cultural, são os locais em que o espaço-tempo da noite sofreu mais transformações. têm sido várias as perspectivas teóricas que abordam esta problemática, desde o ponto de vista da criminalidade, insegurança, alcoolismo, assim como perspectivas associadas à componente artística e de lazer. será esta última perspectiva, aquela que irá ser tida em conta, como forma de consubstanciar a relação crescente entre o turismo e a noite. O objectivo central reside, assim, no estudo da importância das actividades de lazer como factor de atracção turística, para avaliar o potencial atractivo dos eventos ou actividades que decorrem à noite, como elementos fundamentais para a promoção da imagem da cidade e seu desenvolvimento.

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Como Citar

Almeida, D., Fumega, J., & Alves, T. (2011). A noite como produto turístico a integrar no planeamento urbano. Finisterra, 46(92). https://doi.org/10.18055/Finis1310

Edição

Secção

Artigos