Determinantes ambientais e sociais nos níveis de actividade física dos adolescentes. Utilização de metodologias SIG
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis1328Resumo
A actividade física (af) tem um papel fundamental na melhoria da saúde e no bem -estar. no entanto, nas sociedades modernas, os estilos de vida estão a mudar no sentido de comportamentos mais sedentários, o que contribui para um aumento do risco de desenvolvimento de doenças crónicas, como diabetes tipo ii, doenças cardiovasculares, hipertensão, alguns tipos de cancro, doenças músculo -esqueléticas, obesidade, entre outras. Comportamentos como a af e bons hábitos alimentares, entre outros, são moldados em idades precoces. Pode portanto afirmar -se que os comportamentos adquiridos durante a infância e a adolescência podem ser determinantes dos níveis de af (naf) na idade adulta. existem evidências científicas que sugerem que o ambiente urbano pode influenciar os naf da população, comprovando -se que algumas das suas características estão associadas com o transporte activo ou com o desenvolvimento de actividades de lazer. no entanto há poucos estudos sobre elementos objectivos do território e sua relação com os naf, sobretudo dos realizados fora dos contextos americano e australiano. É importante identificar que variáveis influenciam os naf dos adolescentes, especialmente em espaços urbanos, a fim de promover áreas e pessoas mais saudáveis.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.