Novas variáveis para o tratado do território na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis1357Resumo
Este texto faz um debate teórico sobre o conceito de “Território”. Aplica-o à luz das densas transformações técnicas, políticas e econômicas no alvorecer do século XXI. Parte do entendimento do território como materialização das relações sociais sobre o espaço geográfico e que este não pode ser tomado como mero receptáculo do fazer humano, mas como elemento fundamental na dinâmica social. O escrito que segue, após o debate conceitual proposto, faz uma breve contextualização do espaço mundial ao final do século XX e início do XXI. Trata das repercussões da dinâmica sócio-político-espacial atual na escala do exercício da cidadania nos territórios intra-urbanos e finaliza observando seis desdobramentos imprescindíveis na tentativa de apreensão das atuais relações territoriais que se impõem à contemporaneidade.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.