Aplicação dos sistemas de informação geográfica no turismo

Autores

  • Paulo Rocha Sousa
  • Sílvia Brito Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis1429

Resumo

Com o objectivo de incrementar as relações entre os agentes socioeconómicos envolvidos no sector turístico e seus clientes, mostrando os produtos e serviços que oferecem, harmonizados com descrições histórico-culturais locais, pretende-se ensaiar a concepção de um sistema de informação com componente geográ-fica (SIG) para aplicação no turismo. O sistema deve permitir a integração de vários serviços de informação, acessíveis através de diferentes plataformas tecnológicas, para que os agentes possam estabelecer relações formais e informais entre si, utilizando as tecnologias de comunicação ao seu alcance. A referenciação geográfica dos locais é integrada com informação adicional específica, de forma a permitir uma maior percepção dos recursos existentes. Para se consolidar junto do público-alvo, designadamente turistas e visitantes, o sistema deve ser enriquecido com conteúdos multimédia e de carácter geográfico, histórico, cultural, etnográfico com o objectivo de conquistar a sua utilização.A definição de regras de acesso e construção de conteúdos, incluindo a consideração de critérios de qualidade e de perfis comportamentais ao longo do tempo, são elementos enriquecedores para o SIG. A disponibilização destes conteúdos deve ser realizada de acordo com o tipo e localização da plataforma de acesso como meio de potenciar a sua utilização e a realização económica dos agentes envolvidos. Aspectos relevantes a explorar são, por um lado, a importância do sistema para o turismo na medida em que pode orientar estratégias de ocupação do território e de desenvolvimento sustentado e, por outro lado, a criação de novos negócios e serviços onlinemais seguros e concebidos de acordo com os padrões definidos no sistema. Estes padrões devem ser adequados às estratégias e políticas definidas para o sector a nível nacional e regional, pois o público-alvo procura encontrar informações úteis sobre as várias regiões para tomar a melhor decisão. Com o amadurecimento do sistema, outros sectores de actividade poderão ser objecto da expansão do mesmo.

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Como Citar

Sousa, P. R., & Fernandes, S. B. (2007). Aplicação dos sistemas de informação geográfica no turismo. Finisterra, 42(84). https://doi.org/10.18055/Finis1429

Edição

Secção

Notas