O desenvolvimento territorial para a avaliação de políticas públicas. Exemplo do assentamento de uma fazenda em Tocantins (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis1430Resumo
O objetivo desta nota é discutir o desenvolvimento territorial como alternativa metodológica para a avaliação das políticas públicas que tiveram como palco o desmembramento de uma fazenda, de nome Coqueirinho, comprada pelo Governo do Estado, no município de Palmas/TO, na qual uma parte foi doada para a instalação de um assentamento de ocupação agrária, a partir de 1993. Esta apresentação faz parte de uma pesquisa sobre o sistema organizacional da produção agrícola, tendo como foco de observação a experiência vivida no meio destes trabalhadores rurais.Para elaboração deste texto utilizámos os dados das fontes citadas no decorrer da dissertação, bem como as informações levantadas pela pesquisa. Neste texto apresentamos as características gerais das políticas públicas da década de noventa até hoje, focalizando duas posições essencialmente diferentes uma da outra, que tiveram lugar em duas conjunturas igualmente diversas, tanto do ponto de vista econômico como político. Por fim apresentamos alguns elementos metodológicos que, associados à discussão do tema do desenvolvimento territorial, poderão dar consistência aos argumentos apresentados.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.