Os hidratos de metano: fonte energética do futuro ou fonte de risco ambiental?
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis1440Resumo
Os hidratos de metano constituem uma fonte interessante de energia cujas reservas oceânicas recenseadas em 2001 foram estimadas em duas vezesas reservas conhecidas de gás natural, petróleo e carvão reunidas. Encontram-se nossedimentos marinhos das margens continentais, e a fraca profundidade, no permafrost. Tendo em conta a necessidade crescente da sociedade em energia e o preçocada vez mais elevado do petróleo, a exploração desta nova fonte de energia é tentadora, mas também arriscada, acarretando problemas ambientais difíceis de resolver. A desestabilização e rejeição na atmosfera do metano imobilizado nos hidratossão vistas como uma ameaça tanto para a estabilidade dos taludes continentais comopara o futuro do clima do planeta.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.