POLÍTICA URBANA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: EXPERIÊNCIAS DE CIDADES DIGITAIS NO BRASIL

Resumo

Cidade digital é uma política pública urbana que enxerga na inovação tecnológica uma possibilidade para promover a inclusão digital, fomentar estratégias de governança, democratizar a participação da população e impulsionar o desenvolvimento urbano. É uma política pública dos anos 1990, que inicialmente tem lugar nos países centrais, mas desde os anos 2000, alcança diferentes países e com formatos diversos. No Brasil, tais experiências são aventadas por administrações locais que buscam modernizar o aparelho burocrático de estado e fornecer serviços públicos por meio de tecnologias digitais. O avanço acontece com a inclusão digital que introduz diferentes estratos sociais na sociedade da informação.  O objetivo desse artigo é apresentar experiências de cidades digitais implementadas em cidades brasileiras. O ponto de partida é uma reflexão em torno do conceito de cidade digital segundo níveis, características e objetivos. Posteriormente, mergulhamos nas experiências que acontecem em território brasileiro buscando recuperar a trajetória da política de digitalização e identificando semelhanças e especificidades, debilidades e potencialidades das experiências em cidades de distintos níveis (pequenas, médias e metrópoles) e situadas em diferentes realidades regionais do país.

Biografias do Autor

Aldenilson dos Santos Vitorino Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Rio de Janeiro e em Geografia da Universitat Autònoma de Barcelona. Professor do Departamento de Geografia Cederj. Membro do LabEspaço./IPPUR/UFRJ.

Tamara Tania Cohen Egler, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

María Antònia Casellas Puigdemasa, Universitat Autònoma de Barcelona

Doutor em Planejamento Urbano e Políticas de Desenvolvimento. Professora Agregada do Departamento de Geografia da Universitat Autònoma de Barcelona.

Publicado
2019-05-10
Secção
Artigos