INOVAÇÃO URBANA EM TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS: UM BALANÇO CRITICO DA REGIÃO DA BEIRA INTERIOR

Resumo

RESUMO – Desde a adesão de Portugal à CEE em 1986, as políticas, programas e iniciativas de desenvolvimento e coesão territorial têm permitido, entre outras, uma melhoria nas infraestruturas de comunicação terrestre e uma modernização do tecido produtivo e empresarial nacional, com especial atenção a regiões tradicionalmente desfavorecidas. Neste sentido, o Programa Nacional da Politica de Ordenamento do Território (2018) visa consolidar o estímulo ao desenvolvimento do policentrismo regional em Portugal, sendo decisivo para o reequilíbrio dos territórios de baixa densidade do interior do país através do estímulo a novas dinâmicas económicas, culturais e demográficas. Este artigo explora como a região da Beira Interior, como território periférico de baixa densidade na sua contextualização transfronteiriça, apresenta sinais que contrariam as dinâmicas negativas de regressão económica e demográfica que têm caracterizado a região ao longo das últimas décadas e que são baseados no desenvolvimento de iniciativas de economia do conhecimento e da inovação, como o Living Lab Cova da Beira. Por último, as conclusões irão sublinhar a necessidade de aprofundar a cooperação entre cidades e seus pólos de conhecimento em torno de projectos concretos que reforcem a atractividade e a complementaridade destes “territórios frágeis” num novo contexto de planeamento e gestão territorial participativo e colaborativo nas escalas local, regional, nacional e Europeia.

Palavras-chave: Económica do conhecimento; Inovação; Desenvolvimento local; Cidade intermediária; Beira interior.

 

Biografias do Autor

Domingos Vaz, Universidade Beira Interior

Domingos Martins Vaz, professor no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior e investigador do CICS.NOVA e do NECE-UBI. Com interesses de investigação nas áreas da sociologia urbana e do desenvolvimento territorial, sobre as quais tem publicado em Portugal e no estrangeiro.

Jordi Nofre, Universidade Nova de Lisboa

Jordi Nofre, investigador integrado do CICS.NOVA. Com interesses de investigação nas área da geografia urbana e da geografia social de cidades do sul da Europa.

Publicado
2019-05-24
Secção
Artigos