TRAYECTORIA Y OBRA DE MARIA DOLORS GARCIA-RAMON: LA CONSTRUCCIÓN DE UNA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA FEMINISTA
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis17828Resumo
PERCURSO E OBRA DE MARIA DOLORS GARCIA-RAMON: A CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA FEMINISTA
Maria Dolors Garcia-Ramon é uma geógrafa espanhola de origem catalã conhecida por ser uma referência para a geografia feminista espanhola e internacional. Ao revisar sua carreira acadêmica e sua história de vida é interessante ver como os "óculos do género" chegam numa fase tardia da sua formação, questionando e complexando suas reflexões e abordagens metodológicas. No texto a seguir se apresenta, num primeiro momento, um breve percurso de sua formação acadêmica destacando suas principais conquistas e reconhecimentos. Num segundo momento, se sinalam alguns dos aportes da Garcia-Ramon em suas três grandes áreas de especialização: geografia feminista, geografia rural e história do pensamento geográfico e estudos pós-coloniais. Se conta a forma como começa a tecer suas reflexões geográficas com um enfoque de gênero, como se complementam e complexam metodologicamente seus estudos rurais, e as críticas que desenvolve contra a hegemonia acadêmica anglo-saxão. Ao longo deste artigo serão mencionados alguns dos livros, capítulos e artigos mais influentes ao longo de sua carreira, ao tempo que se reflete sobre a importância de seu legado para a geografia espanhola, a geografia catalã e geografia critica feminista
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.