Geografias da produção de conhecimento em coronavírus:
uma análise global e dos países lusófonos
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis20335Resumo
Este trabalho apresenta algumas reflexões iniciais a respeito da evolução das geografias da produção de conhecimento científico sobre Coronavírus antes e durante os primeiros cinco meses da crise epidémica de 2020. A comparação com trabalhos desenvolvidos recentemente sugere uma relação entre a centralidade dos países nas redes de coautoria científica e as suas respetivas posições ao longo da difusão epidemiológica global do Coronavírus. Sobre o caso específico dos países lusófonos, até ao presente momento, eles permanecem numa posição periférica no contexto global, ainda que a crise tenha ampliado as suas produtividades relativas e integração na rede global. Sugere-se, desta forma, que a crise epidémica alterou a posição dos países nas redes de produção de conhecimento, influenciando as suas capacidades de produção, intermediação e acesso ao conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.