Índice hidrogeomorfológico como ferramenta para a gestão do território fluvial.
Bacia de Córrego San Bernardo, Argentina
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis20798Resumo
O Índice Hidrogeomorfológico (IHG) é uma ferramenta de avaliação de indicadores hidromorfológicos cujo objetivo final é determinar o estado ecológico dos sistemas fluviais, sendo importante para a sua conservação e proteção. O índice recorre a nove parâmetros dispostos em três grupos: 1) qualidade funcional do sistema, 2) qualidade do leito do rio, e 3) qualidade das margens. O objetivo deste trabalho é conhecer e avaliar a qualidade hidrogeomorfológica do córrego San Bernardo (Sistema de Ventania, Argentina) utilizando a metodologia IHG. A sua aplicação na bacia resultou numa avaliação hidrogeomorfológica “muito boa” no troço médio-alto da bacia e “boa” no seu troço inferior, onde se faz sentir maior ação humana. Isto permite delinear como primeira conclusão a importância da realização de intervenções na área do rio que não interfiram na naturalidade do território fluvial, aspeto fundamental para a gestão da bacia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Finisterra
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.