Geografia da AirBnb em Barcelona e Lisboa:
Un estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis23725Resumo
Ao longo da última década, a Airbnb emergiu como o ator mais importante no negócio do alojamento local em todo o mundo. A distribuição espacial dos alojamentos da Airbnb numa cidade é altamente sensível à localização de diferentes fatores espaciais, socioeconómicos, demográficos e culturais, tendo, por isso, potencial para aumentar e criar desigualdades espaciais nas cidades anfitriãs. Com base nos dados da página online Inside Airbnb, dos censos da população e da habitação de 2011, dos registos municipais e do Open Street Maps, este artigo começa por medir e analisar o grau de penetração e de associação espacial das listagens da Airbnb em Barcelona e Lisboa (com estatísticas LISA). Depois, explora os determinantes espaciais, socioeconómicos, demográficos e culturais da associação espacial dos alojamentos oferecidos na Airbnb em ambas as cidades. Por fim, examina o impacto da pandemia da COVID-19 na propagação da Airbnb em Barcelona e Lisboa. Os resultados mostram que a Airbnb penetrou profundamente nas áreas residenciais centrais e em torno das principais atrações turísticas, acentuando as desigualdades espaciais, beneficiando principalmente o grupo dos proprietários de rendimento mais elevado nestes bairros. Por fim, a recente pandemia da COVID-19 reduziu a propagação e alterou a tipologia de alojamentos oferecidos na Airbnb.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.