A gestão da água potável como facto metropolitano:
corredor metropolitano Cali-Yumbo (Colômbia)
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis24705Resumo
O artigo, resultado de uma investigação que tem o Corredor Cali-Yumbo como estudo de caso, como parte do processo de metropolização de Cali, visa demonstrar a configuração da gestão da água potável como um facto metropolitano. O seu desenvolvimento considerou: 1) a interpretação de elementos legais e políticas espaciais que facilitem diálogos ou possibilidades de integração entre os municípios, para a prestação deste serviço público; 2) a identificação de problemas no setor de água potável, comuns a vários municípios do país, nas propostas públicas de integração supra-municipal para Cali e sua área de influência; e 3) a caracterização do facto metropolitano com base na visão dos atores sociais envolvidos na gestão do setor. Como método qualitativo de pesquisa, utilizaram-se técnicas como a revisão de documentos, entrevistas semiestruturadas, visitas ao terreno e a análise de conteúdo, que permitiu demonstrar a falta de coordenação das entidades territoriais para a gestão intermunicipal da água potável, entendida como um facto metropolitano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Finisterra
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.