A gestão da água potável como facto metropolitano:

corredor metropolitano Cali-Yumbo (Colômbia)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis24705

Resumo

O artigo, resultado de uma investigação que tem o Corredor Cali-Yumbo como estudo de caso, como parte do processo de metropolização de Cali, visa demonstrar a configuração da gestão da água potável como um facto metropolitano. O seu desenvolvimento considerou: 1) a interpretação de elementos legais e políticas espaciais que facilitem diálogos ou possibilidades de integração entre os municípios, para a prestação deste serviço público; 2) a identificação de problemas no setor de água potável, comuns a vários municípios do país, nas propostas públicas de integração supra-municipal para Cali e sua área de influência; e 3) a caracterização do facto metropolitano com base na visão dos atores sociais envolvidos na gestão do setor. Como método qualitativo de pesquisa, utilizaram-se técnicas como a revisão de documentos, entrevistas semiestruturadas, visitas ao terreno e a análise de conteúdo, que permitiu demonstrar a falta de coordenação das entidades territoriais para a gestão intermunicipal da água potável, entendida como um facto metropolitano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Francy Viviana Bolaños Trochez, Universidad del Valle

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidad del Valle. Desde 2011 está vinculado ao Grupo de Territórios, vinculado ao Departamento de Geografia da Universidad del Valle, onde participou na concepção e desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa e publicações em nível de livros, capítulos e artigos relacionados com gestão pública e ambiental da água, paisagem e metrópole. Atualmente é membro ativo do Grupo Territorial, onde investiga os efeitos da metrópole de Cali nos sistemas de gestão de água potável em áreas rurais. Da mesma forma, está vinculada à qualidade de pesquisadora do Instituto de Estudos Interculturais da Pontifícia Universidade Javeriana Cali. Contato: francy.bolanos@correounivalle.edu.co.

Oscar Buitrago Bermúdez, Departamento de Geografía, Facultad de Humanidades, Universidad del Valle

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Presidente Prudente (RS) Brasil. Mestre em Geografia, convênio entre a Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e o Instituto Geográfico “Agustín Codazzi”, Engenheiro Agrônomo, Universidade Nacional da Colômbia, Bogotá. Professor Titular, Universidad del Valle, Cali. Líder do Grupo de Pesquisa Territórios, Departamento de Geografia, Universidad del Valle. Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável, programa de interfaculdades, Universidad del Valle; Professor do doutorado em Ciências Ambientais e do mestrado em Geografia da Universidad del Valle. Como pesquisador, tem participado e coordenado diversos projetos de pesquisa em temas associados a processos urbanos regionais, planejamento e ordenamento de bacias hidrográficas, educação geográfica e gestão ambiental. Contato: oscar.buitrago@correounivalle.edu.co.

Publicado

2022-05-19

Como Citar

Bolaños Trochez, F. V., & Buitrago Bermúdez, O. (2022). A gestão da água potável como facto metropolitano:: corredor metropolitano Cali-Yumbo (Colômbia). Finisterra, 57(119), 129–156. https://doi.org/10.18055/Finis24705

Edição

Secção

Artigos