Os produtos certificados e o desenvolvimento de actividades turísticas:
o caso da Estremadura (Espanha) e da Região Centro (Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis25917Resumo
Os produtos agroalimentares regionais, para além da sua função alimentar vital, desde sempre desempenharam um papel preponderante na forma como as pessoas se relacionam nos, e entre os, diferentes territórios. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação exploratória e descritiva realizada sobre 199 páginas web de diferentes tipos de organizações, nas regiões vizinhas da Extremadura (Espanha) e Centro (Portugal), com o objetivo de explorar e conhecer as atividades turísticas relacionadas com os produtos agroalimentares, desenvolvidas por diferentes tipos de organizações. Paralelamente, pretende-se analisar qual a influência de produtos com certificações e selos de qualidade alimentar (DOP, IGP e ETG) no desempenho deste tipo de atividades. Nestas duas regiões, identificaram-se 311 atividades relacionadas com 73 produtos agroalimentares diferentes. Do total de atividades realizadas, 167 referem-se a produtos de qualidade. A grande maioria são feiras ou festivais, cabendo a sua organização às administrações locais, como Ayuntamientos (Extremadura) e Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesia (Região Centro).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.