A CONCENTRAÇÃO ESPACIAL DA NOVA ECONOMIA:

UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Giovana Mendes de Oliveira Departamento de Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-7954-7417
  • Michel da Silva Knuth Departamento de Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis30355

Resumo

O estudo, com foco na Nova Economia, tem por objetivo analisar a localização das atividades de Tecnologias da Informação (TI) no Brasil. Discute este setor de serviços e sua instalação nas cidades, e analisa a presença de empresas e de empregados no Brasil numa comparação em escala nacional entre as unidades da federação; e entre os municípios; enquanto, na escala regional, aborda o estado de São Paulo. O trabalho se vale, sobretudo, dos bancos de dados oficiais da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego do governo federal, conseguindo revelar todo o território brasileiro. A base teórica se relaciona com estudos de inovação e território, apontando que a transformação da base tecnológica com contornos globais, a partir da segunda metade do século XX, propiciou o surgimento de uma Nova Economia, que tem ênfase na informação, no conhecimento, na aprendizagem e na inovação. Como resultado do estudo, é apresentada a presença da TI nas capitais brasileiras, em especial, no Sul e Sudeste do país, com a supremacia de São Paulo e sua região metropolitana. O estudo evidencia uma grande concentração de atividades de TI nos grandes centros, manifestando a permanência ou o aprofundamento das desigualdades territoriais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Giovana Mendes de Oliveira, Departamento de Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas

Professora Doutora em Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Econômica e Sustentabilidade Ambiental Urbana, no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Professora no Programa de Pós Graduação em Geografia. Realizando, 2023, Estágio Pós-Doutoral na UFRGS, no Programa de Pós Graduação em Sociologia.

Michel da Silva Knuth, Departamento de Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Iniciação científica FAPERGS. Colaborador no grupo de Pesquisa Nova Economia.

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Oliveira, G. M. de, & da Silva Knuth, M. . (2024). A CONCENTRAÇÃO ESPACIAL DA NOVA ECONOMIA:: UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. Finisterra, 59(125), 3–17. https://doi.org/10.18055/Finis30355

Edição

Secção

Artigos