REVELANDO REGIÕES ENVELHECIDAS ATRAVÉS DE PADRÕES ESPACIAIS:
A EVIDÊNCIA DA TURQUIA
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis32411Resumo
O objetivo deste artigo é revelar o padrão espacial do envelhecimento estrutural ao nível local na Turquia e distinguir as regiões de envelhecimento ao vincular esse padrão com a dinâmica demográfica que o estabelece. Os dados para o estudo foram obtidos do Instituto de Estatística Turco para o ano de 2020, representando o envelhecimento estrutural, a taxa geral de fertilidade, a proporção da população muito idosa e os níveis de imigração e emigração por distritos foram utilizados para esse fim. Os dados foram analisados com a técnica de agrupamento multivariado. Como resultado da análise, a Turquia foi dividida em quatro regiões de envelhecimento com características diferentes. Foi determinado que o envelhecimento estrutural, a fertilidade, a longevidade e os níveis de migração interna afetam o caráter de cada região de maneiras diferentes e as regiões foram rotuladas em termos de nível de envelhecimento. Como resultado, as regiões de envelhecimento podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias regionais úteis para políticas e programas de implementação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.