ANÁLISE DE SENTIMENTO EM AMBIENTE URBANO, EDIFICADO OU CITADINO:
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA, 2009-2023
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis33812Resumo
O reconhecimento de que diversos aspetos do ambiente urbano podem afetar a saúde mental dos indivíduos tem vindo a aumentar, dado que estes são responsáveis por facilitar ou inibir comportamentos e estilos de vida que impactam o sentimento. A crescente disponibilidade de dados gerados pelos utilizadores nas redes sociais constitui uma fonte de informação sobre os utilizadores e o seu ambiente envolvente, possibilitando a análise de sentimento. Este estudo averigua a produção global de documentos sobre análise de sentimento e ambiente construído, urbano ou citadino, publicados entre 2009 e 2023. Analisaram-se indicadores bibliométricos sobre as tendências, artigos mais citados, autores, instituições, países, agências de financiamento e áreas temáticas de investigação. Foi utilizada a biblioteca bibliometrix do software R para a análise de desempenho e o software VOSviewer para o mapeamento das conexões científicas. Foram identificados 728 documentos elegíveis de 2009 a junho de 2023. A maioria das publicações eram documentos da área de ciência da computação (n = 487). Este tipo de análises fornece aos investigadores orientações sobre os possíveis pontos críticos que se podem encontrar neste campo de pesquisa, bem como informar acerca da multiplicidade de pesquisas científicas conduzidas globalmente até ao momento por autores, países, fontes, financiamentos atribuídos e instituições ativas, permitindo melhorar a produção de documentos sobre análise de sentimento com relação ao ambiente urbano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Finisterra
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.