FRAGMENTAÇÃO DO MERCADO DE TAZIBOUHO-UNIVERSITÉ (DALOA, COSTA DO MARFIM):
UMA REINVENÇÃO DA CONVENIÊNCIA ATRAVÉS DA INFORMALIDADE.
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis34642Resumo
Os mercados são importantes para os decisores públicos da Costa do Marfim, que estão a construir mercados comunais. A comuna de Daloa insere-se neste contexto e, para além do seu mercado central, cada um dos seus bairros dispõe de um mercado secundário. No entanto, apesar da sua presença, o bairro de Tazibouho-Université possui mercados individuais que se distribuem em zonas densamente povoadas. Esta dispersão, com áreas de influência reduzidas, é contrária ao princípio da evolução dos mercados. A fragmentação dos mercados reduz os bens e serviços comercializados, embora esteja em voga no bairro de Tazibouho-Université. Este artigo propõe-se analisar as razões desta situação, que é contrária à dinâmica natural dos mercados. Para o efeito, foi efetuada uma revisão da literatura sobre os mercados. Seguiu-se um inquérito no terreno a comerciantes, clientes e fornecedores. Além disso, foi utilizado um sistema de informação geográfica para estabelecer causalidades e ligações entre atores e serviços. Isto permitiu mostrar que este mercado nasceu da convergência da estrutura social e do sistema espacial do bairro, levando os seus comerciantes a ter como clientes os residentes locais e como fornecedores outros mercados e agricultores da periferia. Além disso, a sua expansão deve-se ao estatuto socioprofissional dos funcionários públicos locais, cujo comportamento aquisitivo é moldado pelas estratégias de proximidade dos comerciantes.
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