FLUXOS MIGRATÓRIOS DENTRO DE UM NORTE GLOBAL FRAGMENTADO:
(RE)COLOCANDO O NEXO ENTRE MIGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis35692Resumo
O debate sobre migrações e desenvolvimento tem-se centrado no Sul Global, sustentando uma divisão rígida entre um "Norte Global desenvolvido" e um "Sul Global subdesenvolvido." Este artigo questiona esta dicotomia alargando a discussão ao Norte Global. Argumenta-se que a manutenção da divisão Norte-Sul ignora os efeitos do capitalismo global no Norte, onde o desenvolvimento desigual e as migrações intra-regionais também são fenómenos recorrentes. Ao examinar os processos de reterritorialização e reestruturação neoliberal, particularmente dentro da União Europeia (UE), evidencia-se como os fluxos migratórios dentro da UE são expressões do desenvolvimento desigual entre os seus estados-membros. Com base na análise de indicadores económicos e da dinâmica dos fluxos migratórios, apresentam-se as contradições do capitalismo global e defende-se a inclusão do Norte no debate sobre o nexo migrações-desenvolvimento. A discussão enfatiza a necessidade urgente de investigação crítica que explore os efeitos das migrações no desenvolvimento, tanto ao nível nacional como regional, dentro da UE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.