A ENCRUZILHADA ENTRE O DIREITO À CIDADE E AS SMART CITIES:

O ESTADO DO DEBATE NAS CIÊNCIAS SOCIAIS.

Autores

  • María Emilia Estrada Universidad Nacional del Sur
  • Aldenilson Costa
  • Dorota Sikora-Fernandez

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis36041

Resumo

Com o crescente debate sobre o uso de tecnologias e dados na gestão urbana, torna-se essencial identificar o lugar que o Direito à Cidade ocupa nesta discussão. O Direito à Cidade Inteligente representa um desafio no processo de urbanização contemporânea, destacando a importância de questionar a quem servem as tecnologias e os dados, e até que ponto beneficiam a sociedade como um todo. Este artigo examina o conjunto de investigações sobre os conceitos de Cidade Inteligente e Direito à Cidade no campo das Ciências Sociais, com base em dados bibliográficos extraídos da base Scopus entre os anos de 2010 a 2023, com um sistema de busca por palavras-chave em inglês . O objetivo é analisar as conexões inerentes entre estes referenciais teóricos e outros temas de pesquisa. Os resultados foram analisados com o software VOSviewer, gerando mapas e gráficos que revelam que as contribuições relacionando Cidade Inteligente e Direito à Cidade estão concentradas em um grupo pouco diversificado de pesquisadores, localizados principalmente em centros de pesquisa nos Estados Unidos e na Europa. Embora mencionem a necessidade de uma abordagem centrada no cidadão, estas investigações mostram que as experiências realizadas em diversas cidades do mundo muitas vezes excluem o Direito à Cidade, perpetuando a funcionalidade da cidade inteligente dentro de uma visão dominante de acumulação de capital.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Aldenilson Costa

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins, mestre e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Geografia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas e no Departamento de Administração Pública.

Dorota Sikora-Fernandez

Doutor em Economia e Mestre em Gestão (Universidade de Lodz, Polónia). Professor Associado do Departamento de Gestão Municipal e Regional da Universidade de Lodz. Membro da Associação de Planejadores Urbanos Poloneses, Membro do Conselho Editorial da Acta Universitatis Lodziensis Folia Oeconomica, Chefe da Área de Ciências Geográficas e Gestão Espacial, Membro da equipe de Assuntos Urbanos e Metropolitanos do Comitê Nacional de Desenvolvimento Espacial de a Academia Polonesa de Ciências.

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Estrada, M. E., Costa, A., & Sikora-Fernandez, D. (2024). A ENCRUZILHADA ENTRE O DIREITO À CIDADE E AS SMART CITIES:: O ESTADO DO DEBATE NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Finisterra, 59(127), e36041. https://doi.org/10.18055/Finis36041

Edição

Secção

Artigos