A ENCRUZILHADA ENTRE O DIREITO À CIDADE E AS SMART CITIES:

O ESTADO DO DEBATE NAS CIÊNCIAS SOCIAIS.

Autores

  • María Emilia Estrada Universidad Nacional del Sur
  • Aldenilson Costa
  • Dorota Sikora-Fernandez

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis36041

Resumo

Com o crescente debate sobre o uso de tecnologias e dados na gestão urbana, torna-se essencial identificar o lugar que o Direito à Cidade ocupa nesta discussão. O Direito à Cidade Inteligente representa um desafio no processo de urbanização contemporânea, destacando a importância de questionar a quem servem as tecnologias e os dados, e até que ponto beneficiam a sociedade como um todo. Este artigo examina o conjunto de investigações sobre os conceitos de Cidade Inteligente e Direito à Cidade no campo das Ciências Sociais, com base em dados bibliográficos extraídos da base Scopus entre os anos de 2010 a 2023, com um sistema de busca por palavras-chave em inglês . O objetivo é analisar as conexões inerentes entre estes referenciais teóricos e outros temas de pesquisa. Os resultados foram analisados com o software VOSviewer, gerando mapas e gráficos que revelam que as contribuições relacionando Cidade Inteligente e Direito à Cidade estão concentradas em um grupo pouco diversificado de pesquisadores, localizados principalmente em centros de pesquisa nos Estados Unidos e na Europa. Embora mencionem a necessidade de uma abordagem centrada no cidadão, estas investigações mostram que as experiências realizadas em diversas cidades do mundo muitas vezes excluem o Direito à Cidade, perpetuando a funcionalidade da cidade inteligente dentro de uma visão dominante de acumulação de capital.

 

 

Downloads

Biografias Autor

Aldenilson Costa

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins, mestre e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Geografia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas e no Departamento de Administração Pública.

Dorota Sikora-Fernandez

Doutor em Economia e Mestre em Gestão (Universidade de Lodz, Polónia). Professor Associado do Departamento de Gestão Municipal e Regional da Universidade de Lodz. Membro da Associação de Planejadores Urbanos Poloneses, Membro do Conselho Editorial da Acta Universitatis Lodziensis Folia Oeconomica, Chefe da Área de Ciências Geográficas e Gestão Espacial, Membro da equipe de Assuntos Urbanos e Metropolitanos do Comitê Nacional de Desenvolvimento Espacial de a Academia Polonesa de Ciências.

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Estrada, M. E., Costa, A., & Sikora-Fernandez, D. (2024). A ENCRUZILHADA ENTRE O DIREITO À CIDADE E AS SMART CITIES:: O ESTADO DO DEBATE NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Finisterra, 59(127), e36041. https://doi.org/10.18055/Finis36041

Edição

Secção

Artigos