Análise e visualização de multi-perigos em áreas urbanas:
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis38025Resumo
Este estudo investiga o desenvolvimento da investigação sobre perigos múltiplos em áreas urbanas, analisando a sua trajectória histórica, as ligações com agendas internacionais e o reconhecimento crescente da necessidade de avaliações integradas do risco. Através de uma análise bibliométrica de publicações entre 1997 e 2025, recorrendo às ferramentas VOSviewer e Bibliometrix, identificam-se as principais tendências nesta área. Os resultados evidenciam um aumento significativo dos estudos sobre perigos múltiplos após 2020, a par de uma reduzida colaboração entre autores de diferentes instituições e países. A análise salienta a vulnerabilidade e a resiliência em ambientes urbanos como temas de investigação predominantes, sendo as cheias, os movimentos de vertente e os sismos os perigos mais amplamente estudados. As conclusões apontam para uma diversidade de abordagens metodológicas na integração de riscos múltiplos, destacando-se, em particular, equações específicas de contexto adaptadas a diferentes tipos de perigos e condições locais. Estes resultados reforçam a necessidade urgente de desenvolver metodologias mais adaptáveis e normalizadas na investigação sobre perigos múltiplos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Finisterra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
