O impacto do ecossistema empreendedor na inovação:
uma abordagem espacial para os municípios brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis39300Resumo
O presente estudo teve como objectivo analisar o impacto do ecossistema empreendedor na inovação nos municípios brasileiros. Para tal, foram recolhidos dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e aplicadas a técnica de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e modelos de regressão espacial. Os resultados indicaram que o potencial de consumo, o potencial de crédito e a educação empreendedora apresentaram o maior impacte no aumento do índice de inovação, incluindo o efeito espacial da inovação. Além disso, verificou-se que o Produto Interno Bruto per capita (PIBpc) apresentou uma relação não linear em formato de U com a inovação, sendo o impacto positivo a partir do valor de PIBpc de R$40 048,54. As condições empresariais também evidenciaram uma relação não linear em formato de U com a inovação, com impacto positivo a partir de um índice de condições empresariais de 0,44. Conclui-se, assim, que a inovação é influenciada de forma heterogénea pelos elementos do ecossistema empreendedor e por factores espaciais nos municípios brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Finisterra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
