Condomínios industriais e empresariais no Brasil. A indústria automobilística e os novos espaços produtivos em Campinas (SP)

Autores

  • Auro Aparecido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis4200

Resumo

O sistema produtivo globalizou-se, com vantagens comparativas dinâmicas ou competitivas, que geram novas relações de trabalho e de produção. Espaços integrados com capacitações técnicas, logísticas, de serviços, na forma de condomínios industriais têm possibilitado a integração entre empresas dos mais variados ramos ou setores da atividade econômica que, no passado, estavam dispersos geograficamente. O espaço, cada vez mais conectado, articulado e integrado, é essencial para o funcionamento das indústrias e das atividades criativas. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância e tipologias dos condomínios industriais e empresariais na região Metropolitana de Campinas (São Paulo, Brasil), que tem sido pioneira na implantação e concentração de atividades econômicas, e quais as condições gerais para a produção e a reprodução do capital em tais espaços produtivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Mendes, A. A. (2014). Condomínios industriais e empresariais no Brasil. A indústria automobilística e os novos espaços produtivos em Campinas (SP). Finisterra, 49(97). https://doi.org/10.18055/Finis4200

Edição

Secção

Artigos