Condomínios industriais e empresariais no Brasil. A indústria automobilística e os novos espaços produtivos em Campinas (SP)
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis4200Resumo
O sistema produtivo globalizou-se, com vantagens comparativas dinâmicas ou competitivas, que geram novas relações de trabalho e de produção. Espaços integrados com capacitações técnicas, logísticas, de serviços, na forma de condomínios industriais têm possibilitado a integração entre empresas dos mais variados ramos ou setores da atividade econômica que, no passado, estavam dispersos geograficamente. O espaço, cada vez mais conectado, articulado e integrado, é essencial para o funcionamento das indústrias e das atividades criativas. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância e tipologias dos condomínios industriais e empresariais na região Metropolitana de Campinas (São Paulo, Brasil), que tem sido pioneira na implantação e concentração de atividades econômicas, e quais as condições gerais para a produção e a reprodução do capital em tais espaços produtivos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.