Tipologias fluviais nas terras secas brasileiras
um estudo sobre a aplicação da proposta metodológica de estilos fluviais
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis42870Resumo
Considerando a crescente demanda por propostas metodológicas que forneçam bases para a conservação da diversidade paisagística, sobretudo em contextos fisiográficos subestimados para esses fins como as terras secas tropicais, destaca-se a dos Estilos Fluviais, voltada à produção de um conjunto de informações espacializadas de caráter sistêmico acerca dos controles regionais e locais responsáveis por produzir características morfológicas e processuais ao longo das drenagens. Ademais, a metodologia aporta informações fundamentais para o reconhecimento da funcionalidade, manutenção, preservação e gestão sustentável dos ambientes fluviais. O presente trabalho aplicou a proposta metodológica de Estilos Fluviais a uma bacia semiárida do Nordeste do Brasil, onde as relações entre os padrões de canal e a criação de formas de agradação são ainda pouco enfocadas pela literatura geomorfológica. Foram identificadas sete tipologias fluviais com base nas características físicas, ambientais e processuais predominantes. Os estilos fluviais estabelecidos para a área podem servir de referência para o levantamento e classificação de outras bacias no domínio semiárido brasileiro, bem como para comparação com outras áreas tropicais semiáridas em contextos plataformais e de margem continental passiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 Finisterra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.