Suzanne Daveau.
Contributo para a Finisterra
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis44086Resumo
Suzanne Daveau foi uma das fundadoras da Finisterra em 1966. Assinalando os seus 100 anos de vida, analisa-se a grande diversidade dos 98 textos que publicou nesta Revista, entre 1966 e 2016, assim como as suas principais obras de referência. Fica evidenciada a variedade de interesses da autora, desde a Geografia Histórica, passando por estudos de Geografia Física (particularmente Geomorfologia e Climatologia), Geografia Regional, Cartografia, entre outros. Em todos estes campos foi inovadora, assim como na aplicação de técnicas que iam surgindo como a deteção remota, de que foi uma das precursoras em Portugal. Sempre defendeu e praticou a pluridisciplinaridade, em desfavor da especialização, sobretudo quando precoce. Muitos dos textos analisados ou referidos têm carácter pedagógico bem marcado, pois a vertente de investigadora de Suzanne Daveau está estreitamente interligada com a de professora e orientadora de numerosos discípulos. A vontade de manter viva a memória de muitos investigadores fica também aqui registada. Referem-se ainda alguns testemunhos do incentivo que Suzanne Daveau deu a discípulos de “segunda geração”. Suzanne Daveau esteve sempre presente nas diversas iniciativas da Finisterra, de que se apontam algumas, sempre com palavras de estímulo para os seus seguidores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Finisterra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.