Padrões térmicos no alto vale do Zêzere. Condicionantes topográficas e meteorológicas
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis1377Abstract
Os climas das áreas de montanha são mal conhecidos devido à ausência de observações meteorológicas em posições topográficas diferenciadas. Esta lacuna foi colmatada nos Altos planaltos da Serra da Estrela com a instalação de uma rede de postos termométricos automáticos que registaram a temperatura instantânea do ar em intervalos de 2 horas durante o ano 2000. com uma classificação k-means foi possível agrupar as observações e identificar quatro principais padrões térmicos. Em dois padrões (2 e 3) registou-se a diminuição da temperatura com a altitude (% dos casos). No entanto, além daqueles padrões mais comuns verificouse que, em 34% dos casos, os fundos dos vales estão mais frios do que os planaltos (padrões 1 e 4). No padrão 1 os lagos de ar frio ocorrem de noite e, no padrão 4, mantêm-se durante a manhã. As causas da ocorrência dos diferentes padrões foram esclarecidas a partir da análise discriminante one-way ANOVA utilizando-se factores explicativos meteorológicos e topográficos. Esta mostrou que os padrões 2 e 3 estão associados a condições de instabilidade atmosférica, com velocidade do vento e humidade relativa superiores às registadas nos outros padrões e movimentos verticais das massas de ar mais intensos (ómega negativo). pelo contrário, os padrões 1 e 4 estão associados a condições de estabilidade atmosférica. As variáveis com maior grau de explicação foram integradas na análise discriminante, que classifica correctamente 74% dos casos. A primeira função (71%) discrimina os eventos nocturnos dos diurnos e a segunda (41%) os eventos em função do grau de estabilidade atmosférica. os resultados ilustram bem o efeito do relevo sobre as temperaturas do ar e poderão ser extrapolados para montanhas com condições climáticas e topográficas semelhantes. o conhecimento do efeito de sombra induzido pelos vales e a sua repercussão na manutenção dos lagos de ar frio durante a manhã em vales de orientação Norte-Sul é especialmente importante para o ordenamento e em estudos de impacte ambiental.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
-
Authors are responsible for the opinions expressed in the texts submitted to Finisterra.
-
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
-
Authors must commit to complying with the “Guidelines for article submission”, on the RCAAP platform.
-
Whenever a text may require amendments based on suggestions made by the Scientific Reviewers and/or the Executive Committee, authors must agree to accept these suggestions and implement the requested changes. If authors disagree with any of the amendments suggested, they will need to provide justifications for each individual case.
-
Reproduction of materials liable to copyright laws has been granted permission in advance.
-
Texts are original, unpublished and have not been submitted to other journals.
License URL CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (BY-NC-ND)